Força e Equilíbrio para Ciclistas e Triatletas

Força e Equilíbrio para Ciclistas e Triatletas

Não é novidade que o Pilates é um dos exercícios mais indicados como complemento para quem é esportista. Os ciclistas e triatletas que incluem o método no treinamento de rotina melhoram não só a força, mas a postura, o equilíbrio e a agilidade na execução dos movimentos. Uma sessão de Pilates duas a três vezes por semana é muito eficaz no desempenho desse atleta.

A técnica aumenta a força das pernas e na parte superior do corpo, o que ajuda o ciclista a manter a postura correta e ter maior impulsão nas pedaladas. Outra vantagem é o alongamento dos flexores do quadril e do quadríceps, o que reduz as dores lombares e nas costas afirma Dra. Danielle Barros.Grande parte dos ciclistas e triatletas competidores sentem dores musculares e lombares depois do treino ou competição. Depois de algumas semanas no Pilates, pacientes com este quadro melhoram consideravelmente as dores e passam a corrigir certas falhas.

O exercício melhora o equilíbrio no ciclismo, contribuindo para minimizar as quedas e promovendo uma maior consciência corporal. As técnicas de respiração do Pilates também ajudam no aumento da resistência do atleta. Utilizando exercícios específicos, é possível acelerar a recuperação das pernas cansadas, trabalhando a circulação.

“O Pilates também corrige os desequilíbrios musculares, muito comuns nesse grupo de atletas. Esse esporte trabalha principalmente o quadríceps, por isso é importante fortalecer os músculos da coxa, para estabilizar as pernas e manter as articulações do joelho e quadril alinhadas”, explica a fisioterapeuta.

A técnica só é contra-indicada no caso de lesões associadas, quadros de dor ou edema.

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *