Pronada, supinada ou neutra, qual seu tipo de pisada?

Pronada, supinada ou neutra, qual seu tipo de pisada?

Os tênis de corrida são elementos fundamentais na hora de colocar o pé na tábua e é muito comum as pessoas associam a qualidade do tênis ao valor do produto, ou seja, quanto mais caro melhor. No entanto, para identificar se o calçado é adequado, não basta preocupar-se apenas com o preço. A primeira análise que os praticantes de atividades físicas devem fazer é qual o tipo de pisada que têm, para, então, procurar pelo tênis ideal.

Marathon runners on road, low section
Marathon runners on road, low section

O modo como se pisa é determinado a partir das características anatômicas de cada indivíduo, como, por exemplo, os tipos de pé, joelhos e flexibilidade nas articulações. No entanto, ainda que cada pessoa pise de uma maneira, costuma-se generalizar as pisadas em três tipos específicos: neutra, pronada e supinada.

 

De acordo com o médico ortopedista Caio Magnoni, da academia Acqua Sport, a pisada neutra é considerada a correta, pois equilibra a pronação e supinação dos pés. Dessa forma, cria uma absorção de choque eficiente quando a pessoa faz o apoio da pisada. A pronação acontece quando há uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo. “Pessoas que têm pisada pronada, geralmente, desgastam a parte lateral interna do calçado”, explica. Já a supinação é o oposto da pisada pronada, e o que acontece nessa situação é que a pessoa faz o apoio na parte lateral externa do pé.

 

Na pronação, a pisada errada pode acarretar no desalinhamento dos tornozelos, joelhos e quadris. E na supinação, como o peso do corpo do corredor fica nos dedos de fora, pode gerar lesões, principalmente nos joelhos, pés e costas. “Os problemas não surgem de imediato. Inicialmente, é comum ter bolhas, rachaduras e tendinites; e, posteriormente, lesões mais graves como joanete e artrose”, ressalta o ortopedista.

pisada pronada neutra ou supinada

Identifique seu tipo de pisada

A maneira mais correta de descobrir como se pisa é procurar um ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé. Algumas lojas especializadas em tênis também oferecem avaliação baropodométrica, na qual uma esteira com sensor identifica o tipo de pisada de acordo com o impacto do pé. Contudo, caso o acesso a esses métodos seja inviável, testes caseiros podem ajudar. “O diagnóstico é bem simples: primeiro pode-se analisar um calçado bastante utilizado no dia a dia e ver qual área está mais gasta. Outro meio é pegar um jornal, molhar o pé na água e pisar sobre o jornal”, ensina o ortopedista.

Runner - running shoes closeup
Runner – running shoes closeup

Qual o tênis certo?

Durante uma corrida, quando o pé atinge o solo, aplica-se uma força de aproximadamente oito vezes o peso corporal. E o resultado dessa força é distribuído de forma correta quando o corredor está usando tênis adequados. Por isso, as grandes marcas fabricantes de tênis têm se preocupado em melhorar seus produtos com fatores como a absorção do impacto que previne lesões e torções durante a atividade. Sendo assim, é essencial que, na hora da compra, as características das pisadas sejam levadas em conta.  Caio ainda alerta que embora a identificação do tipo de pisada seja importante, existem outros detalhes que podem influenciar no momento da escolha do tênis certo. “O ideal é ir comprá-lo no fim do dia, pois os pés estarão inchados; calçar os dois tênis, porque existe diferença de tamanho entre os pés; verificar se o dedão ficou a dois centímetros da ponta do calçado e é fundamental andar pela loja para avaliar se não existe nenhuma folga”, aponta.

Por Tamiris Monteiro, Publicado no Eu na Correria 

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