Corrida no frio

Corrida no frio

dicas para treinar nos dias frios

Durante os dias frios, muitos corredores burlam os treinos por causa dos desconfortos relacionados à condição climática, mas as dificuldades físicas enfrentadas durante baixas temperaturas ou períodos chuvosos podem ser superadas com alguns cuidados básicos. Confira algumas dicas da unidade MIP (medicamento isento de prescrição) do Aché Laboratórios.

Roupas certas

Durante o Inverno é recomendável que o atleta dê uma atenção especial às roupas, como camisetas de mangas compridas, gorros e até luvas. É essencial que todas as extremidades estejam protegidas: cabeça, pescoço, mãos e pés. O recomendado é utilizar peças que podem ser removidas conforme o organismo aquece e depois recolocadas, se necessário. A primeira blusa pode ser de um tecido sintético como polipropileno, que afasta o suor do corpo. Não se deve optar pelo algodão, pois o material retém a umidade próxima à pele. Além disso, conforme o frio pode-se utilizar um agasalho com isolamento e, por fim, uma camisa impermeável.

frio

 Aquecimento

Antes de qualquer prática esportiva, é importante preparar o corpo para a atividade. O aquecimento faz com que a musculatura seja estimulada, diminuindo o risco de lesões. Dentro do possível, é recomendado realizar o aquecimento em ambiente fechado, por permitir o aquecimento antes de o atleta sair no frio.

 Alongamento

O alongamento deve ser realizado somente no pós-treino. Isso faz com que o sangue carregue os nutrientes obtidos com a movimentação, além de ajudar na recuperação dos músculos, que ficam mais contraídos em baixas temperaturas.

Hidratação

As temperaturas baixas fazem com que a sensação de perda de líquidos seja menor, mas isso é apenas uma impressão. A ingestão de água deve ser ainda maior, já que o tempo seco aumenta o risco de desidratação.

Problemas respiratórios

O Inverno é uma época em que os resfriados ocorrem com maior frequência, o que pode atrapalhar o rendimento do esportista. Por outro lado, segundo estudos, a prática regular de esportes, leve a moderada, reduz o risco de infecções respiratórias, o que caracteriza um estímulo a mais para que a pessoa não interrompa sua rotina nessa época do ano.

 

Por Tamiris Monteiro, Publicado no Eu na Correria 

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